12/08/2022 às 11:55

Dica de Série: "Turma da Mônica - A Série" 

38
5min de leitura

Depois de duas versões Live Action de Laços e Lições com as primeiras versões da Turma da Mônica de carne e osso, chegou recentemente ao catálogo da Globoplay a conclusão dessa primeira fase de filmes live action da Turminha mais amada do Brasil criado pelo cartunista Mauricio de Sousa, com o elenco que se despede dos seus papéis icônicos e que já conquistou milhares de fãs por todo o Brasil.

Iniciando em Laços com o quarteto Mônica (Giulia Benite) , Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) e apartir de Lições foi introduzindo outros personagens recorrentes das historinhas recentes como Milena (Emily Nayara), Marina (Lais Vilela), Humberto (Lucas Infante), Nimbus (Rodrigo Kenji) , Do Contra (Vinicius Higo) entre outros que voltam agora em Turma da Mônica - A Série incluindo Titi (Cauã Martins) e Jeremias (Pedro Souza) além das novatas Denise (Becca Guerra), Carminha Frufru (Luiza Gattai) , Penha (Manuela Macedo) e Quizinho (Pedro Henriques Motta) fazendo com que a turminha precise arranjar um lugar novo para se reunir já que as casas das crianças ficou um lugar pequeno demais para reunir toda a turminha já que agora a turma cresceu e precisa de um espaço maior somente para eles brincarem ou se reunirem para conversar.

Em Turma da Mônica - A Série que foi dividido em 8 episódios em torno de 20 minutos o que dá um total de 2 horas (quase um filme mesmo!) temos uma só história no desenrolar dessa temporada deixando ganchos a cada final de episódio. No melhor estilo de Agatha Christie com um mistério a ser resolvido com muito toque de humor, a história traz a introdução de Denise, a famosa fofoqueira do Limoeiro em sua primeira aparição em uma live action da turminha investigando o verdadeiro culpado pelo banho de lama da patricinha Carminha Fru Fru durante a sua festa na inaguração do Clube Fru Fru no bairro.

Mônica é a principal suspeita afinal a ideia do clube e do dia da festa foi roubada na cara dura por Carminha e Mônica ainda foi na festa na Mansão Fru Fru. Magali era a cúmplice de Mônica para conseguir roubar o diário da anfitriã e assim descobrir seus planos, mas a falta de habilidade de Magali de dizer não acaba fazendo com que ela marque 3 compromissos para o mesmo dia, incluindo uma competição de tortas na padaria do pai de Quizinho que ela estava louca para participar, mas as festas dos clubes da Monica e Carminha no mesmo dia e horário acabaram atrapalhando seus planos.

Já Cebolinha se viu entre a cruz e a espada ao ter que ficar dividido entre Mônica e Carminha e sendo influenciado por conselhos da Turma do Bermudão formado por Jeremias e Titi. Enquanto isso, o cheiro de Cascão começa a incomodar a turminha e ele começa a ser pressionado pelos pais também para finalmente tomar banho quando seu tio Feitoso (Fernando Caruso) que tem uma personalidade parecida com a do sobrinho aparece para dar conselhos contrários ao que os seus pais esperam.

Milena, que teme ser conhecida apenas como "a filha da veterinária do bairro" tenta se enturmar com a chegada da mini influencer Carminha Fru Fru no bairro do Limoeiro mas um dos seus bichinhos, um porquinho muito encrenqueiro acaba indo parar na limosine de Carminha fazendo com que Milena precise ir a festa da influencer para conseguir resgatar o porquinho antes que seja descoberto pelo resto da turma. Com a chegada de Madame Fru Fru (Mariana Ximenez) dona da linha Fru Fru de cosméticos e seu olhar julgador, a série vai tomando forma com vários dos mistérios respondidos graças a investigação apurada de Denise com seus comentários afiados durante todo o processo.

Segundo a roteirista da série Mariana Katz a inspiração para a desenvoltura do enredo dos episódios vieram de duas palestras da TED Talks da pesquisadora Brené Brown sobre vergonha e vulnerabilidade e com isso eles criaram a própria narrativa com a chegada de Carminha ao bairro e de como ela é vista como símbolo de perfeição para as garotas do Limoeiro, especialmente Mônica que passa a dividir a atenção de Cebolinha com Carminha.

A caracterização dos personagens também ficou perfeita em relação a essência de cada personagem, afinal seria muito complicado fazer com que o Cebolinha dos filmes tivesse somente 5 fios de cabelo como acontece nos quadrinhos, mas foi facilmente resolvido fazendo um penteado que lembrasse os 5 fios do personagem como acontece na série. Também acontece com o cabelo do Cascão que pode não ser tão sujo como parece nos quadrinhos, mas que ficou perfeito para a personalidade do personagem.

Assim como aconteceu em Lições, na série vemos novas camadas da personalidade de Magali que vão além de comer. Enquanto que no filme anterior foi associado a sua fome fora de controle com ansiedade, na série e em especial no segundo capítulo dedicado a melhor amiga de Mônica, vimos que a esfomeada favorita da turminha tem outro probleminha: Não consegue dizer "não" para os amigos com medo de não ser mais aceita e com isso acaba criando um novo problema para ela mesma: comparecer a três compromissos no mesmo horário.

Enquanto isso no campo romântico, Monica & Cebolinha embora não ainda estejam romanticamente envolvidos, estão no caminho certo ou "celto" para isso como diria Cebolinha. Com a chegada de Carminha ao bairro, o relacionamento deles acaba virando um triângulo mesmo que eles não queiram admitir ainda para eles mesmos ou para os outros, mas já tem "algo a mais" que só quem é cego não vê. E tudo é mostrado de uma forma tão linda e delicada, que sabemos que não precisamos mais do que isso afinal eles ainda estão na pré adolescência e a Turma da Mônica Jovem deve chegar em breve...

A primeira participação de Denise nos live actions, também foi uma divertida surpresa visto que a personagem ganhou uma popularização nos quadrinhos com direito até a websérie estrelado por ela já que Denise aos poucos se tornou uma das personagens secundárias da turminha com maior destaque desde a sua criação em 1989 graças a sua personalidade carismática e irônica. A versão de carne osso fez juz a sua contraparte capturando sua essência da melhor maneira possível. Alias, a caracterização e interpretação de Becca Guerra ficou tão perfeita que ela quase roubou a cena, coisa típica da Denise fazer mesmo.

Turma da Mônica - A Série tem roteiro de Mariana Katz (que também criou a série) e Marina Maria Lorio e direção geral de Daniel Rezende (que também dirigiu Laços e Lições), a série vem com um roteiro 100% original com um resultado que encantou e divertiu tanto o público de crianças e adolescentes como também do público adulto que cresceu com as histórias da turminha e ainda pôde se deliciar com as referências cinematográficas a Stephen King referenciando filmes como Carrie - A Estranha, O Iluminado e It.

A série está disponível na Globoplay desde o dia 21 de julho.

E você vai fazer a sua festinha da Turminha e ainda não tem um fotógrafo? Me Chama no Whatsapp e vamos agendar uma conversa! Eu vou adorar poder fazer parte desse dia e ainda fazer fotos lindas da sua festinha.


12 Ago 2022

Dica de Série: "Turma da Mônica - A Série" 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Cascão Cebolinha Festa Cascão Festa Cebolinha Festa Magali Festa Mônica Festa Turma da Monica Festa Turma da Mônica Jovem Fotógrafa de Festa Infantil Magali Mauricio de Sousa Mônica Turma da Mônica Turma da Mônica - A Série Turma da Mônica - Globoplay Turma da Mônica - Laços Turma da Mônica - Lições

Quem viu também curtiu

14 de Dez de 2021

Elenco de "Turma da Mônica - Lições" Participa de Pré Estréia no Rio 

08 de Out de 2021

6 Registros Essenciais Para a Festa Infantil do Seu Filho

17 de Dez de 2019

Condomínio Mediterrâneo na Barra da Tijuca Realiza Festas de Natal Para As Crianças