31/03/2022 às 01:16 Dicas de Cinema

Dica de Cinema - "Encanto" 

17
3min de leitura

Encanto, animação da Disney que se tornou a nova sensação das Festinhas Infantis e que vem conquistando cada vez mais pequenos fãs e que ganhou o Oscar de Melhor Animação no último domingo, e está disponível no catálogo da Disney +, conta a história da família Madrigal, liderado pela avó "Abuela" Madrigal que se refugiou na Colômbia depois de perder o marido durante uma fuga com os filhos. Foi em sua chegada que uma casa encantada apelidada por ela de "Casita" que abrigou a família e todos os seus descendentes que assim como a casita também ganharam dons mágicos.

Cada um com o seu dom particular como super força, se comunicar com animais e plantas, cura através da comida, controlar o tempo e até prever o futuro. Tudo parece perfeito na família Madrigal até Mirabel, a única membro da família sem poderes mágicos começar a sentir que a casita e o "encanto" da família correm perigo, então cabe a ela proteger e salvar a magia da sua família antes que seja tarde demais.

Dirigido por Jared Bush e Byron Howard com roteiro de Charise Castro Smith e Jared Bush com músicas de Lin Manuel Miranda (Hamilton), o filme vem quebrar padrões tanto culturais como do próprio estilo de animação da Disney, mostrando uma família latina diversificada.

Visualmente a animação também é um espetáculo a parte com a sua explosão de cores que preenchem a tela tal qual uma aquarela. Apesar da trilha sonora ter feito bastante sucesso, não são todas as músicas que cativam o público no estilo de "Frozen". Temos sim, canções chiclete como "Família Madrigal" e "Não Falamos do Bruno" que embora sejam cativantes precisam de uma certa persistência para conseguir memorizar as mesmas. É complicada mas não impossível se rever as músicas por muitas vezes, o que no caso das crianças que adoram ficar repetindo essas animações talvez não seja nada difícil.

A família Madrigal também vem quebrar padrões e tradições ao se mostrar inicialmente como uma família perfeita mas se mostrando ser o oposto disso quando é revelado que alguns dos membros sofrem pela pressão da abuela para atingir as suas expectativas e acabar se doando para coisas que não os fazem felizes. É o caso de Luisa, que literalmente carrega o mundo nos ombros devido a sua super força mas que revela uma fragilidade sem tamanho por conta das crises de ansiedade que ela começa a ter durante o filme fazendo com que ela perca confiança em sua própria habilidade. Ou mesmo Isabela, que mesmo sendo considerada a filha e neta perfeita, não é feliz mesmo podendo fazer controlar plantas e flores. Mirabel consegue enxergar tudo isso mesmo sem ter poderes mágicos e descobre que tudo tem a ver com o tio Bruno (que não é mencionado pela família depois do seu desaparecimento que ocorreu devido a uma profecia sobre o dia que Mirabel deveria ter ganho seus poderes.) Mirabel então decide procurar por Bruno, imaginando que a sua profecia pode ajudar a família, mesmo que isso acarrete em deixar a avó ainda mais zangada com a sua rebeldia mesmo que seja por uma boa causa para salvar a sua família.

A animação mexe nas entranhas de nossas famílias, fazendo com que vejamos as crenças e preceitos embutidos em nossos laços familiares por um outro prisma tentando assim romper com o que nos faz mal ou que não nos preenche a alma.

Encanto está disponível no catálogo da Disney + e poderá ser assistido no streaming. Confira o trailer abaixo, assim como a sequência "Não Falamos do Bruno (com e sem a letra) e se divirta:

Até o final dessa crítica, a fotógrafa ainda tentava decorar a letra de "Não Falamos de Bruno"

E aproveitando a nova febre nas Festinhas Infantis, se você for fazer uma Festa Infantil temática de Encanto, eu vou adorar fotografar ela. Se estiver precisando de fotógrafa, me chama no whatsapp , solicite a proposta com os pacotes que eu ofereço e vamos conversar. Vou adorar poder fazer parte desse dia!

31 Mar 2022

Dica de Cinema - "Encanto" 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Cinema Critica Encanto Decoração Encanto Dicas de Cinema Encanto Festa Encanto Festa Infantil Encanto Não Falamos do Bruno We Dont Talk About Bruno

Quem viu também curtiu

14 de Dez de 2021

Elenco de "Turma da Mônica - Lições" Participa de Pré Estréia no Rio 

14 de Set de 2019

Mamães e Bebês Assistem a Sessão de "Yesterday" do CineMaterna no Fashion Mall

05 de Out de 2019

Famílias Assistem "AD Astra - Rumo As Estrelas" Em Mais Uma Sessão do Cine Materna no Kinoplex Fashion Mall