15/12/2021 às 20:19 Dicas de Cinema

Dica de Cinema - "Turma da Mônica - Lições" 

17
4min de leitura

A Turma da Mônica, criada em maio de 1970 pelo cartunista Mauricio de Sousa, é sem dúvida nenhuma A turminha mais amada do Brasil responsável por uma franchising que envolve parques temáticos como o Estação Turma da Mônica, Parque da Mônica, Mauricio de Sousa Produções entre outros parques e marcas como roupas, bonecos, desenho animado, filmes de longa metragem, temas de festa infantil etc envolvendo o universo de Mauricio de Sousa.

E o quarteto mais amado do Brasil está de volta. A turma do Limoeiro, voltou em mais um live action tão emocionante quanto o primeiro filme, Laços de 2019. Em Turma da Mônica - Lições, dirigido por Daniel Rezende que também dirigiu o primeiro longa e adaptado também da graphic novel escrita por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, a turminha se envolve em uma enrascada logo no começo do filme ao tentarem fugir da escola por esquecerem de fazer a lição de casa porque passaram o dia anterior ensaiando uma peça para a escola. Isso acaba fazendo com que Mônica se machuque e tenha que usar um gesso no braço o resto do filme.

Preocupados pelo fato das crianças serem muito grudadas, os pais aceitam a sugestão da diretora de separá-los com atividades extras durante a semana, mas os pais de Mônica são um pouco mais drásticos e resolvem matricular ela em uma nova escola em período integral forçando a Dona da Rua a se afastar dos seus melhores amigos temporariamente. Na nova escola, ela descobre que não é tão poderosa assim quando Pedrão, o valentão da Escola enfrenta ela e rouba o Sansão para a surpresa da nossa protagonista.

Embora a princípio Cebolinha se sentiria o novo Dono da Rua ele acaba vendo que a situação não é tão boa como ele imaginou, já que agora não tem mais Mônica para defender ele e Cascão de Tonhão, o valentão da Escola que agora vive perseguindo eles.

Seguindo a mesma linha de Laços (que faz parte de uma trilogia que será finalizada com Lembranças) mas com um enredo bem mais aprofundado e melancólico, Turma da Mônica - Lições vem nos dar lições de vida sobre a infância e sobre crescer sem deixar de ser criança que é a grande lição desse filme.

Roteirizado por Thiago Dottori e Mariana Zattz e dirigido por Daniel Rezende (Bingo: O Rei das Manhãs e Turma da Mônica - Laços), o filme traz de volta o elenco original com o quarteto infalível com Giulia Benite (Mônica), Kevin Vecchiato (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão) que além de terem ficado perfeitos para seus papéis, também possuem uma ótima química entre si sendo juntos ou em duplas ou trios como é mostrado no filme,v especialmente a dupla formada por Giulia e Kevin como Mônica e Cebolinha mostrando toda a dramaticidade e vulnerabilidade dos personagens quando estão em cena.

Filmado em Poços de Caldas, Minas Gerais, o longa possui um visual retrô trazendo um pouco do visual das hqs de cidades do interior como o bairro do Limoeiro para as telas de cinema. E é possível ver isso em todos os detalhes da produção desde a direção de arte que está bastante caprichada fazendo você se sentir dentro do universo da Turma da Mônica, passando pelas cores primárias usadas pelos personagens principais assim como seus pais. Alias, ótima sacada de colocar os pais do quarteto usando as mesmas cores de roupas que os filhos gerando um identificação melhor com o público.

Como aconteceu com Laços, Lições também possui vários Easter Eggs do universo do Mauricio de Sousa como outros personagens de outras produções que aparecem tanto de forma aleatória como em cadernos, chaveiros, livros e outros lugares como personagens secundários que apareceram no longa como a Turma da Tina com Tina, Rolo, Pipa e Zecão assim como Franjinha, Milena, Marina, Do Contra, Nimbus, Dudu e Humberto assim como Mingau e Bidu.

Alias, falando nos novos personagens apesar de muita gente ter aguardado a aparição da Tina interpretada por Isabelle Drummond, é o Do Contra interpretado por Vinícius Higo que rouba a cena. O novo personagem divide a maioria das suas cenas com Cascão durante as aulas de natação que eles se conhecem e Do Contra lembra o novo amigo como é importante ser único para poder se destacar.

Alias, com o distanciamento forçado do nosso quarteto principal, eles acabam fazendo novas amizades fora do quarteto principal. Enquanto Cascão interage com Do Contra, Cebolinha conhece Humberto na fonodióloga, Magali fica amiga de Milena enquanto Mônica conhece Marina na escola nova.

E como aconteceu no primeiro filme também, Mauricio de Sousa faz outra aparição a la Hitchcock em uma das cenas mais hilárias do filme, assim como sua filha Mônica Sousa que também faz uma ponta no filme.

A adaptação da graphic novel dos irmãos Cafaggi ficou bem fiel ao original com poucas mudanças no enredo e mesmo assim bem sutis para dar mais dramaticidade a trama. Impossível não se emocionar com o filme que também promete boas risadas. É diversão garantida para toda a família nessas férias de verão.

No sábado passado aconteceu a Pré Estréia de Turma da Mônica - Lições no Rio de Janeiro com a participação do Elenco e equipe.

Confiram abaixo o trailer de Turma da Mônica - Lições que estreia nos cinemas no dia 30 de dezembro.

E Aproveitando, vai fazer a festa infantil do seu filho com o tema da Turma da Mônica (alias, o tema do primeiro filme já está bombando nas redes sociais) e ainda não tem fotógrafo?

Então me chama no Whatsapp ou Telegram e vamos conversar! Eu vou adorar poder registrar a festinha do seu filho com esse tema que eu amo tanto!

15 Dez 2021

Dica de Cinema - "Turma da Mônica - Lições" 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Cinema Crítica Dicas de Cinema Estação Turma da Mônica Festa Turma da Monica Lições Turma da Mônica Turma da Monica ideias Turma da Mônica Lições

Quem viu também curtiu

14 de Set de 2019

Mamães e Bebês Assistem a Sessão de "Yesterday" do CineMaterna no Fashion Mall

05 de Out de 2019

Famílias Assistem "AD Astra - Rumo As Estrelas" Em Mais Uma Sessão do Cine Materna no Kinoplex Fashion Mall

15 de Dez de 2019

Famílias Conferem A Pré Estréia de "Frozen 2" Durante O Festival do Rio

Procurando por fotógrafa para o seu ensaio ou evento, incluindo festa infantil? Me chama para conversar!
Logo do Whatsapp