A Fotografia É Essencial Para A Sua Vida?

163
3min de leitura

Hoje venho trazer uma reflexão aqui no blog. Essa semana, eu postei no feed do meu instagram @pixiedustfotografia um texto que falava sobre a importância da fotografia em nossas vidas e resolvi trazer essa mesma reflexão aqui para o blog também.

No começo da quarentena, muito foi discutido do que era essencial ou não para a nossa vida. Pessoas deixaram de consumir produtos vistos como supérfluos e comprar somente aquilo que era visto como “essencial” diante da crise mundial que estávamos enfrentando em todo o planeta.

Produtos básicos como alimentação e remédios até aumentaram de preço devido a constante procura (algumas vezes até exagerada como aconteceu no começo da pandemia do covid19). Mas mesmo com tantos desafios e restrições e mudanças no comportamento de consumo do brasileiro, alguns hábitos não mudaram e precisam continuar existindo.

Produtos de entretenimento, cultura e arte como Cinema, TV, Literatura e Fotografia. Embora não sejam taxados como algo “essencial”, eles fizeram toda a diferença nessa quarentena, afinal de contas como iríamos suportar tudo isso sem a distração de um filme, série ou livro para nos acalentar neste momento tão desafiador das nossas vidas? Os streamings ganharam até mais importância devido a grande procura do público isso sem falar na explosão do marketing digital que teve um crescimento enorme com a quantidade de lives e conteúdos gratuitos sendo oferecidos durante os primeiros meses da quarentena.

E com a fotografia não foi diferente. Muitos profissionais se renderam aos Ensaios Online (eu inclusive, embora não tenha feito tantos) que era o que dava para fazer nos primeiros meses antes da liberação. A fotografia apesar de também não ser considerado essencial, é um registro importante para a vida das famílias mesmo que elas possuem celulares de última geração que fazem muitas coisas que uma câmera profissional faz. Só tem um detalhe, alguém vai precisar fazer esses registros e muitas vezes alguém da família acaba ficando de fora. Ou a mãe ou o pai. E dá a sensação de que ficou incompleta a sessão não é mesmo? Tendo alguém para registrar a família toda, as fotos podem ser guardadas para o futuro que é o verdadeiro motivo para se tirar fotos. Guardar elas para mostrar para as futuras gerações no futuro. Afinal, as fotografias são feitas para os filhos, para eles saberem um pouco das suas próprias histórias através de imagens.

Eu mesma, esses dias estava mexendo em fotos antigas da minha família e achei fotos do meu aniversário de 3 anos. Era uma festinha de aniversário com o tema do Circo do Carequinha. Se não fosse pelas fotos, eu nunca iria saber disso porque a descoberta dessas fotos foi uma novidade para mim.

O mais importante é ter fotos para mostrar para as futuras gerações. Sejam elas digitais ou impressas, mas registrem os momentos importantes na vida de vocês. Embora o ideal seja através de fotos impressas porque eu sempre vou bater o martelo aqui de que foto é no papel, é importante fazer pelo menos os registros. As impressões podem ser feitas com o tempo, o importante é não deixar de fazer esses registros que são sim essenciais para a sua família, afinal de contas só porque não é considerado essencial uma gestante não merece ficar sem o seu ensaio dos últimos meses antes do nascimento do seu filho ou mesmo sem a fotografia do parto ou do primeiro aninho? Não mesmo!

Visto que durante a quarentena, muitas famílias não deixaram de fazer fotos sejam de Festas Infantis em Casa ou mesmo ensaios (sejam presenciais ou online), eu diria que hoje mais do que nunca as famílias tem valorizado a fotografia em suas vidas. 

Na minha visão, a fotografia viria até em 3o lugar depois da alimentação e medicação, porque sem a fotografia não saberíamos como momentos importantes aconteceram sejam eles posados ou espontâneos.

Já pensou em fazer um Ensaio da sua família em que todos os membros estejam presentes seja sua família grande ou pequena, eu vou adorar poder fazer esse registro contando a história de vocês. Então, não espere mais! Me chame hoje mesmo no whatsapp e vamos fazer esse registro lindo para eternizar a história de vocês resgatando o que a nossa memória muitas vezes falha.

01 Abr 2022

A Fotografia É Essencial Para A Sua Vida?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Anne with an E Crianças Ensaio Dentro de Casa Ensaio em Casa Ensaio Lifestyle Ensaio Temático Fotografa do Rio de Janeiro Fotografia Fotografia Infantil Lifestyle Maternidade Maternidade Com Amor Maternidade Real Mundo Infantil

Quem viu também curtiu

08 de Out de 2021

10 Casas de Festas Para Fazer Um Aniversário Memorável no Rio de Janeiro

08 de Out de 2021

É Só Um Bolinho? Não deixe o Aniversário do Seu Filho Passar Em Branco Durante A Quarentena!

08 de Mar de 2019

5 Dicas Incríveis Para Fazer Um Smash The Cake Perfeito no Rio de Janeiro