30/03/2020 às 12:00 Dicas Maternas Gestante & Parto

9 Benefícios da Amamentação Para A Vida do Seu Bebê

172
3min de leitura

Hoje trago para vocês um assunto de suma importância para todas as mamães de primeira viagem que acabaram de ter bebê e que ainda tem muitas dúvidas sobre amamentação. A amamentação ainda é a melhor alimentação para o seu bebê e por isso ela ainda é a melhor forma de alimentar o seu bebê nessa fase da vida de vocês.  Pensando nisso, reuni algumas dicas da Doula e Consultora de Amamentação Luiza Zelesco da Coletiva de Doulas sobre Amamentação

1. Preparação para amamentar: não é necessário nada além de vontade, informação e apoio. A natureza já faz o seu trabalho promovendo algumas modificações fisiológicas durante a gestação: Aréola mais escura; Pele mais elástica e flexível; e Glândulas de Montgomery (lubrificam a aréola)

2. Existem diversos tamanhos de mama, e diversos tipos de mamilos. Nenhuma dessas variações impede ou necessariamente dificulta a amamentação. Trata-se de um encaixe entre a boca do bebê e o mamilo da mãe, tão específico quanto cada dupla – e não é possível saber de antemão com que facilidade esse encaixe vai acontecer.

3. A produção de leite é sob demanda - o segredo é estímulo do bebê! Por isso (e por seu estômago pequenino) o recém-nascido vem tantas vezes ao seio. Lembrete: peito é fábrica, não estoque. Assim como as lágrimas, a produção se dá no momento do estímulo.

4. A Hora Dourada é a primeira hora de vida do recém-nascido. Amamentar dentro dessa janela de tempo é um grande facilitador para o estabelecimento da amamentação de forma mais tranquila e duradoura, além de ser um momento de vínculo da nova família que se inaugura naquele momento. Ter esta primeira hora toda respeitada ajuda o bebê a completar a sua transição para o mundo, favorecendo a regularização da sua respiração e dos seus batimentos cardíacos, e, de quebra, ainda o mantém aquecido no colo da mãe (contato pele-a-pele é a melhor coisa para este momento!). Tudo isso também traz enormes vantagens para a mãe, pois previne hemorragia pós-parto e facilita a saída da placenta.

5. O colostro (que sai antes da descida do leite, até por volta do terceiro ao quinto dia) é riquíssimo, e muito importante para o bebê. Trata-se de um líquido denso, amarelado, rico em proteínas, anticorpos e imunoglobulinas. É pouco volumoso, porém suficiente para o tamanho do estômago do bebê neste momento!

6. A apojadura é a inflamação das mamas que ocorre logo antes e durante a descida do leite. As mamas ficam duras e volumosas, inchadas, quentes e/ou vermelhas. Acontece a partir do 3º-5º dia pós parto, e pode vir acompanhada de febre. As medidas de alívio e conforto são:

Massagem local e ordenha manual (o leite/colostro ordenhado pode ser dado em colherinha pro bebê)Não oferecer o seio rígido para o bebê (antes, fazer ordenha de alívio);Amamentação em livre demanda;Antiinflmatório para dor (consulte seu médico);Repouso;Alternância de posições ao amamentar; Folhas de repolho verde para o inchaço;

7. Dicas de posicionamento para amamentar:

A barriga do bebê deve estar virada para a barriga da mãeA cabeça do bebê deve estar apoiada no antebraço ou suportada pelas mãos da mãeCabeça e tronco do bebê sempre alinhadosA mãe deve dar contenção ao corpo do bebêO mamilo da mãe deve ficar na altura do nariz do bebêConte com o uso de almofadas para delimitar o corpo do bebê e evitar reflexosPara a mãe: Coluna apoiada, ombros relaxados – use e abuse de almofadasPés plantados no chão ou em um banco baixoA mão da mãe dá sustentação à mama, sem apertar
8. O que evitar:Bomba tira leite na apojaduraconchas rígidasbicos artificiaissutiãs apertadosAtenção com internações desnecessárias!
9.  Como saber que o bebê está mamando o suficiente? Atentar para a quantidade de fraldas de xixi. Para efeitos de contagem, 1 fralda de xixi = 1 fralda com 1 colher de sopa de água (pode fazer o teste para ter noção da quantidade)

A OMS recomenda o aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade e, complementando, até 2 anos ou mais. O leite materno é suficiente e completo para o bebê, não sendo necessária a complementação com chá ou água. 

30 Mar 2020

9 Benefícios da Amamentação Para A Vida do Seu Bebê

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Amamentação Bebê Bebês ColetivA de Doulas Dicas de Amamentação Doulas Hora Dourada Recém Nascido

Quem viu também curtiu

01 de Out de 2019

Ainda Não Conseguiu Fazer O Seu Ensaio Gestante?

17 de Mar de 2020

10 Coisas Para Fazer Com As Crianças em Casa Durante a Quarentena do Corona Vírus

12 de Nov de 2019

Em Nove Meses da Professora Soraya Longui Realiza Hidroginástica para Gestantes